A culpa do novo adiamento do Cyberpunk 2077 é das versões PS4 e Xbox One

Adam Kiciński diretor executivo da CD Projekt RED, junto com o diretor financeiro do estúdio Piotr Nielubowicz, Michał Nowakowski – responsável pelas políticas de publicação e Adam Badowski  diretor-chefe do estúdio disseram numa teleconferência para investidores (que pode ser ouvida aqui) feita logo após a divulgação adiamento do jogo Cyberpunk 2077 para 10 de dezembro de 2020 que esse tempo à mais era principalmente para que corrigir problemas nas versões de PS4 e Xbox One.

Cyberpunk 2077 estava planejado para sair para PS4, Xbox One e PC levando em conta que foi anunciado em 2013. Fotos do kits de desenvolvimento (DevKits) do PS5 começaram a surgir em out/2019 (não achei nenhuma notícia com data mais antiga que isso) e provavelmente já estavam em posse de algum DevKit do Xbox Series S|X ou algo do tipo.

O PS5 foi anunciado em out/2018 e confirmado mais ou menos um ano depois. O Xbox Series X foi anunciado em nov/2019. Então vou supor que os DevKits estão com as grandes produtoras (incluindo a CD Projekt RED) desde a metade de 2018 (talvez um pouco antes).

A primeira data e lançamento era para o dia 16/04/2020, anunciada na E3 2019 quando não se sabia a data lançamento do PS5/Xbox Series S|X. Depois o jogo foi adiada para 17/09/2020, novamente para 19/11/2020 e agora 10/12/2020.

Então depois de 5 anos de desenvolvimento, com o jogo “praticamente pronto” eles adaptaram o jogo para nova geração em dois anos e não estão conseguindo fazer o “port” para a geração atual?!

Isso porque nem estou levando em conta que o jogo estrou na fase Gold no começo de outubro, ou seja certificado pela Sony e Microsoft para funcionar na atual geração de consoles e pronto para ser prensado.

Quem comprou a versão para PS4/Xbox One já iria conseguir jogar no PS5 e Xbox One Series S|X via retrocompatibilidade e receberia o patch de melhorias para aproveitar o hardware dos novos consoles. Também receberiam posteriormente uma atualização para uma versão Next-Gen propriamente dita.

Tanto o patch quanto a versão “True Next-Gen” seriam disponibilizadas GRATUITAMENTE, pelo menos essa foi a declaração do estúdio em outra reunião com acionistas em junho/2019 quando o jogo estava prometido para 19/11/2020 e também foi dito que o mesmo não teria mais adiamentos, inclusive o estúdio foi questionado neste ponto especifico por um dos investidores durante a sessão de perguntas e respostas da teleconferência mais recente.

Até depois de ler toda a transcrição da teleconferência, onde em alguns pontos Michał Nowakowsk diz que há pessoas que já terminaram o jogo (sem especificar a plataforma) e Adam Kiciński disse que seria possível lançar as versões de PS4/Xbox One no dia 19 de novembro mas essas três semanas à mais serviriam para deixar as coisas prontas de forma satisfatória para eles, eu não consigo engolir essa alegação “o problema á atual geração” .

Dito tudo isso, me parece que a diretoria da CD Projekt RED deu uma meta para equipe de produção do Cyberpunk 2077 e quando a equipe chegou na meta, a diretoria DOBROU A META, e de novo, e de novo, e de novo…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.